
O Homem tem transformado profundamente a natureza, destrói espécies animais e vegetais, desvia cursos de rios, atira lixo para as florestas contaminando: o ar, a água e o solo.
Entende-se por poluição, a deterioração das condições ambientais.
Poluição das águas
As águas subterrâneas, os rios, lagos, e mares são o destino final
de toda a poluição. A poluição da água tem causado sérios problemas ecológicos. Toda a poluição lançada para a água causa distúrbios intestinais e intoxicações.
Poluição atmosférica
A poluição atmosférica caracteriza-se principalmente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento como a bronquite crónica, a asma e até o cancro pulmonar
Poluição Sonora
Umas das fontes mais poluentes são as motorizadas e os veículos.
Além disso, a intensidade do ruído atinge em muitos casos níveis preocupantes, prejudicando gravemente a saúde mentalmente e fisicamente. As consequências vão do mais simples para o mais grave.
Poluição do Solo
Os principais poluentes do solo são os agros tóxicos e as montanhas de lixo sólido, amontoados em lugares não apropriados, como os depósitos clandestinos. Alguns supermercados vendem alimentos orgânicos. Eles são mais caros do que o normal, mas vale a pena: fazem bem para a saúde e para a natureza!