Sábado, 7 de Maio de 2005

20.000 LÉGUAS SUBMARINAS, de Júlio Verne, leitura recomendada da semana.

livrosubmarinas.jpg

O corajoso Professor Aronnax é o guia desta viagem pelas profundezas do mar no interior do primeiro submarino alguma vez imaginado. A patente do veículo, que também é chamado “monstro”, é do visionário Júlio Verne.

Vinte mil léguas, numa volta ao mundo em submarino através do Pacífico, do Índico, do mar Vermelho, do Mediterrâneo, do Atlântico, dos mares austrais e boreais. É esta a aventura do destemido e curioso Professor Aronnax, personagem criada em 1868 pelo então já muito conhecido Júlio Verne (1828- 1905). Em “20.000 Léguas Submarinas”, o escritor francês narra a história de um monstro marinho, que se desloca a velocidades incríveis e destrói tudo por onde passa.

Esse “monstro”, descobre-se mais tarde, é “Nautilus”, o primeiro submarino conhecido da História e da fantasia. Em 1954, quando a Marinha norte-americana lançou o primeiro submarino nuclear, baptizou-o de “Nautilus” em homenagem à aventura que o escritor visionário criou nas profundezas do mar.
publicado por António Luís Catarino às 16:43
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Anónimo a 12 de Maio de 2005 às 15:52
Inês: tens razão. Ainda não atribuí o «Perigo Vegetal» da outra semana, mas vai ser muito em breve. Creio que na entrega dos testes já poderei dizer quem ganhou!Prof. Luís Catarino
</a>
(mailto:skamiaken@sapo.pt)
De Anónimo a 11 de Maio de 2005 às 22:09
ó stor afinal quem é que e(sao) o(s) sortudo(s) que vao ficar com o livro que o stor ía oferecer?????ines
</a>
(mailto:ines.sofia@mail.telepac.pt)

Comentar post