Terça-feira, 24 de Maio de 2005

O PANTERA NEGRA, de Jorge Silva

eusebio4.jpg

"A Vida do Pantera Negra"
-- Eusébio da Silva Ferreira, quarto filho de Elisa Anissabeni, que havia de ter relevante influência na sua ida para o S.L.Benfica, nasceu numa modesta casa da MAFALA (Maputo) Moçambique, em 25.01.1943. A infância de Eusébio esteve sempre ligada a uma bola, nem ele se lembra de qualquer outro tipo de brincadeira. As bolas eram feitas de trapos e jogavam sob os coqueiros desafios intermináveis. Por causa dessa mania de perseguir e chutar a bola de trapos, descuidava os deveres escolares e como tal sua mãe D.Elisa não gostava disso; Eusébio tinha de estudar ou não singraria na vida (dizia sua Mãe) ralhava constantemente mas por vezes era inútil e como tal sucedia as sovas de disciplina.
°°O Primeiro Clube "Os Brasileiros"
-- O destino de Eusébio era o futebol. O seu primeiro clube dava pelo nome de Futebol Clube "Os Brasileiros", este clube nasceu pela admiração que os miúdos de Moçambique tinham pela Selecção Brasileira e os seus craques: Pelé; Didi; Garrincha....estes miúdos chegavam a adoptar as alcunhas dos seus craques preferidos. Eusébio era conhecido pelo Pelé e mais tarde viria a merecer este nome.
-- Eusébio tinha um Clube por quem desejava jogar e que admirava (O Desportivo) nunca conseguiu ingressar no mesmo sendo quase obrigado a ingressar no Sporting de Lourenço Marques, pois o que ele mais queria era jogar Futebol...... (disse ele amargurado, por não o quererem no Desportivo).

" O Ingresso no S.L.Benfica"
--Eusébio ingressou no Benfica em finais de 1960, depois de uma guerra intensa com o Sporting que também o pretendia.No entanto o Clube da luz ganharia a batalha graças a D.Elisa e à sua palavra de Honra que antes tinha recebido dos dirigentes benfiquistas 110 contos. Eusébio manteve-se no Benfica como jogador até 1975 e chegou a receber convites de diversos clubes Italianos. A Juventus em 1964 chegou a oferecer 16 mil contos só pela assinatura do contrato. Após o Campeonato do Mundo de 1966 o Inter de Milão oferecia 90 mil Contos só que infelizmente para o jogador a F. Italiana proibia a contratação de jogadores estrangeiros.
** Em 1964 a quando do convite da Juventus o Presidente do conselho de Ministros de Portugal (António Salazar) decretou Eusébio como Instituição Nacional, mandou-o para a tropa e tinha apenas autorização para sair do Império Português para compromissos de futebol.
** Com tudo isto quem beneficiou foi o sempre Glorioso Benfica e a nossa Selecção Nacional;apesar do Jogador ter sido aumentado no seu contrato com o S.L.Benfica.

" O Rei e o seu Palmarés "
--Marcou em jogos oficiais 733 GOLOS
--Campeão Europeu pelo S.L.Benfica em 1962 / -- 11 Campeonatos Nacionais pelo S.L.Benfica / -- 4 Taças de Portugal pelo S.L.B.
--2 Botas de Ouro e 7 Bolas de Prata.
-- 64 vezes Internacional e 16 vezes capitão da Selecção Nacional.
-- 3. Classificado no Campeonato do Mundo em Inglaterra 1966.
-- Melhor Goleador no Mundial 1966 com 9 golos num total de 16 com as fases preliminares.
--Muito haveria para contar sobre o "Rei", o jogador Português mais conhecido no Mundo inteiro e que ainda hoje é um cartão de visita para nós portugueses. O Pantera Negra é ainda e sempre o grande estandarte do Futebol Nacional o Embaixador do Futebol tanto no S.L.Benfica como na Selecção Nacional.
publicado por António Luís Catarino às 16:59
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Anónimo a 29 de Maio de 2005 às 00:45
Jorge: parabéns pelo artigo do «nosso» Eusébio e, quando digo nosso, quero dizer «portugueses», visto que esta figura já é património nacional! Só ainda não apareceu um igual, mas o Figo já lhe chega, pelo menos, aos calcanhares, não é?Prof. Luís Catarino
</a>
(mailto:skamiaken@sapo.pt)

Comentar post