Segunda-feira, 2 de Maio de 2005

A NORUEGA, de Sérgio Miguel Silva

noruega.jpg

A Noruega situa-se no Norte da Europa e tem aproximadamente 4 361 000 pessoas, a sua capital é Oslo, a sua língua é o norueguês e a moeda é a Coroa Norueguesa. A Noruega tem uma superfície de 323 900 km2.
A sua bandeira era usada pelos navios noruegueses desde 1821 e em 1898 tornou-se bandeira nacional. O desenho da bandeira baseia-se no Dannebrog ou “espírito da Dinamarca”. A Noruega é o país melhor localizado na Península da Escandinávia e faz fronteira com a Suécia, com a Finlândia e com a Rússia.
Toda a vida na Noruega depende do perfeito equilíbrio entre o Homem e a natureza. O interior é muito frio devido a uma cadeia de montanhas, os montes Escandinavos que atravessam o país em todo o seu comprimento. O clima da faixa do litoral é temperado e agradável, amenizado pela Corrente do Golfo do México, vinda do Oceano Atlântico, que traz águas mornas para a costa norueguesa.
Por isso, os noruegueses preferiram viver ao longo de seu recortado litoral e aprenderam a aproveitar ao máximo os recursos do mar, desenvolvendo a indústria da pesca, que é uma das principais actividades económicas do país.
Os fiordes penetram por toda a Noruega e formam um cenário de muita beleza. Estes profundos golfos, que começaram a ser formados na era glacial, são antigas depressões escavadas nas montanhas pelas grandes geleiras e posteriormente invadidas pelo mar. O fiorde de Geiranger é um dos mais belos do mundo, e penetra quase 20 km entre montanhas de mais de 1.500 metros de altura. Um espectáculo da natureza maravilhoso, que atrai turistas de todo o mundo. A Noruega é um país montanhoso e com mais de 150 mil ilhas e paisagens raras.
Oslo, capital da Noruega, foi fundada muito tempo depois da era viking. Com mais de 900 anos de história, a cidade foi construída na cabeceira de um fiorde e goza de uma situação geográfica muito boa: os dias são agradáveis no verão, quando a noite não chega antes das 22 horas. Oslo é uma cidade com intensa vida cultural, onde existem 53 museus. É conhecida como a cidade dos grandes parques e os seus habitantes demonstram muito orgulho desta fama.
Cerca de 4,5 milhões de pessoas povoam a Noruega e Oslo tem aproximadamente 480 mil. A previdência estatal preocupa-se com cada indivíduo durante toda a sua vida. As famílias que têm filhos recebem apoio financeiro e o ensino nas escolas oficiais é gratuito, bem como o tratamento nos hospitais. Todos os cidadãos têm garantida uma pensão mínima.
O povo norueguês recusou a adesão à união europeia por duas vezes, em 1972 e em 1994.
A Noruega dispõe de reservas de gás natural e de petróleo. Estando assim numa situação privilegiada, pois é o 14º maior produtor de gás natural do mundo e o 8º maior produtor do mundo de petróleo.
A indústria petrolífica ocupa uma elevada percentagem de população activa, construindo petroleiros, plataforma petrolíferos e refinando o crude. A população norueguesa tem um excelente nível de vida.
Os noruegueses de uma maneira geral apreciam muito a vida ao ar livre. Todos têm direito às terras não cultivadas sem necessitarem pedir autorização ao proprietário para acampar ou colher frutos silvestres para seu próprio consumo. Existe no país uma vida de clube muito activa e variada. Os noruegueses também são grandes leitores: vende-se por ano na Noruega 40 milhões de livros – quase 10 por habitante.
A Noruega é um país em que os seus visitantes se encantam pela originalidade da sua natureza, pela cultura e nobreza do seu povo e pelo nível de desenvolvimento político-social, que é um dos mais altos do mundo.
publicado por António Luís Catarino às 18:18
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Anónimo a 2 de Maio de 2005 às 18:21
Olá Sérgio. E cá vamos nós para a Noruega! Bom artigo, útil e claro. Continua assim e esperemos por mais trabalhos teus!Prof. Luís Catarino
</a>
(mailto:skamiaken@sapo.pt)

Comentar post